Ezequiel da Silva Oliveira, o sexto filho de uma família de dez, nasceu no dia dez de abril de mil novecentos e cinquenta e oito, no sitio Serrinha do Geraldo, zona rural do município de Campos Sales, Ceará, filho do casal João Antônio da Silva (agricultor) e Isabel Senhora de Morais (do lar) proprietários do referido sitio.
Desde muito cedo, foi despertado na vida deste menino o espírito de luta e batalha, como também os princípios: honestidade, dignidade, respeito, moral e bons costumes. Seus genitores, sempre deixaram muito claro que a herança que queriam deixar aos filhos seria a educação, tendo todos os irmãos concluído cursos superiores
O aluno Ezequiel inicia seu caminho na direção do saber no Grupo Escolar de Campos Sales, onde foi alfabetizado e concluiu as séries iniciais, passando pelo exame de admissão e matriculando-se no Centro Educacional Padre Ibiapina - CNEC, concluindo o ensino fundamental.
Uma nova etapa se inicia na vida desse menino; na busca de maiores conhecimentos deslocou-se para Juazeiro do Norte (CE) e foi estudar no Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, onde cursou o primeiro e segundo cientifico, transferindo-se em seguida para a Escola Municipal de Ensino Médio Pedro Felício na cidade do Crato, onde concluiu o terceiro ano do ensino médio. Simultaneamente fez o curso de torneiro mecânico no SENAI, aclamado como aluno nota dez. No mesmo período serviu ao exercito brasileiro.
Mudou-se para Fortaleza, foi aprovado no vestibular no curso de Agronomia pela Universidade Federal do Ceará UFC no ano de mil novecentos e setenta e oito. Concluído o curso de Agronomia, e como bom matuto retornou ao seu interior e trabalhou prestando assistência ao homem do campo junto ao Banco do Nordeste BNB e ao Banco do Brasil BB. O engenheiro agrônomo Ezequiel também foi professor e diretor do Centro Educacional Padre Ibiapina por 22 anos. No ano de dois mil e treze foi nomeado Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na primeira gestão do governo do Prefeito Moésio Loiola de Melo. Em dois mil e quatorze foi nomeado Secretário Municipal de Desporto, em dois mil e quinze nomeado Secretário Municipal de Governo e Assuntos Políticos, e atualmente exerce o cargo de Secretário Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.